A Woodmade recebeu para restaurar uma caixa de costura centenária, herdada por uma das nossas clientes. Esta peça, com embutidos de variadas madeiras como pau-santo, espinheiro e louro-faia chegou até nós numa condição de grande deterioração.

  

Com muito cuidado, toda a peça foi raspada e limpa, tendo sido apertada de forma muito gradual de forma a desempenar, mantendo a estrutura integral dos materiais. Todos os pedaços partidos foram recuperados e reconstruídos, a fechadura recuperada e os embutidos restaurados.

  

Depois de toda a peça limpa, foi possível recuperar a sua beleza natural, realçada com um acabamento natural a cera de abelha, que vai permitir que a peça envelheça de forma sustentada e adquira uma patine com o tempo, que  vai permitir a manutenção da a tonalidade e o brilho das várias madeiras usadas na peça.

Esta caixa de costura é um exemplo do trabalho artesanal de embutidos tradicional da ilha da Madeira, com motivos tais como os carros de boi ou as flores de espinheiro, usados frequentemente durante o séc. XIX em pequenos objetos, tais como caixas de costura, mesas de jogo, banquetas, entre outros (Elucidário Madeirense, 1978).

 

Pin It on Pinterest

Share This