Em parceria com a Plantar uma Árvore, a Woodmade, enquanto marca de mobiliário cuja madeira maciça é a matéria-prima principal, compromete-se a plantar uma árvore por cada peça de mobiliário vendida.

Assim, com ajuda da associação Plantar uma Árvore, a Woodmade deu inicio à plantação de 15 espécies autóctones na Zona de Proteção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, na ilha de São Miguel. Açores. A Zona de Proteção Especial do Pico da Vara e Ribeira do Guilherme, alberga um núcleo de Floresta Laurissilva, uma relíquia e raro exemplo deste tipo de floresta, com elevado valor ecológico e patrimonial, refúgio de muitos endemismos vegetais e animais ameaçados, com elevado potencial ecoturístico.

 

O empobrecimento da diversidade da floresta devido à exploração florestal comercial e à elevada disseminação de espécies exóticas infestantes, são sérias ameaças para este importante habitat e ecossistema.

Assim, a intervenção que a Woodmade ajudou a acontecer teve como objetivo restituir a vegetação endémica e controlar as espécies exóticas infestantes, enquadradas num plano cujas medidas de gestão a executar têm como objetivo promover a regeneração da floresta nativa e das espécies autóctones, potenciar a biodiversidade e restabelecer as funções ecológicas para a salvaguarda dos diversos endemismos vegetais e animais em risco

Pin It on Pinterest

Share This